o que deseja ler hoje?
Tudo sobre hibisco: para que serve, como usar e benefícios!
O chá de hibisco pode auxiliar na perda de peso e contém muitos benefícios para a saúde. Sabendo disso, viemos aqui para esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito da utilização desse alimento: o que é, quais são suas vantagens e muito mais para te ajudar a entender mais sobre o hibisco e para que serve.
Vamos lá!
O que é hibisco?
Antes de aprofundarmos no assunto, precisamos conhecer de fato o que é hibisco. Basicamente, o hibisco é uma planta medicinal conhecida por ser rica em antocianinas – pigmentos vegetais que variam do vermelho ao violeta – que proporcionam um grande benefício antioxidante para o corpo.
Essa planta pode ser usada de diversas maneiras em receitas culinárias. Suas folhas são ótimas para compor saladas. Seu cálice é comumente utilizado na fabricação de geleias, picles, vinhos, vinagre e muito mais. O famoso chá de hibisco é feito a partir de seus cálices, sendo a maneira mais eficiente de aproveitar todas as propriedades.
Qual o melhor horário para tomar chá de hibisco?
Sim, existe um horário ideal para tomar o chá de hibisco! Isso se dá porque o nosso organismo funciona de diferentes maneiras ao longo do dia. Depende do que comemos naquele dia, se fazemos jejum e vários outros fatores que devem ser consideramos para consumir o chá de hibisco a ponto de realmente aproveitar todas as suas vantagens.
Por isso, é importante que você se programe para tomar de 2 a 4 xícaras deste chá diariamente, priorizando ingerir meia hora antes das suas principais refeições, como: café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. De maneira ideal, é importante que o chá seja ingerido sem nenhuma adição de açúcar para que, dessa forma, você possa alcançar o efeito desejado.
Como tomar chá de hibisco para perder barriga?
Um dos maiores benefícios do chá de hibisco é o seu efeito de auxiliar no emagrecimento. Inclusive, essa é a causa principal que o tornou tão conhecido entre as dietas de pessoas que prezam por uma vida mais ativa, incluindo exercícios físicos e uma alimentação saudável em seu dia a dia. Aliás, o consumo do chá de hibisco pode ser feito exclusivamente com o objetivo da perda de peso.
Para isso, é recomendado que você tome ao menos 2 xícaras do chá diariamente após as refeições de forma religiosa. É importante seguir essa frequência para adquirir resultados em, pelo menos, 12 semanas. Devemos deixar claro que a dieta deve ser acompanhada de uma rotina de atividades físicas e, principalmente, por um nutricionista.
Quem não pode tomar chá de hibisco?
O consumo da flor de hibisco pode ser contraindicado para pessoas que possuem problemas com pressão baixa. Se ingerido por esses indivíduos, o chá pode acabar ocasionando sintomas como: tontura, fraqueza e até sonolência. Por isso, nós indicamos que você sempre busque o acompanhamento de um médico para te dar orientação mais assertiva quanto ao consumo do chá.
Essa dica serve para qualquer alimento exótico ou diferente que você deseja inserir em sua dieta. Cada organismo funciona de uma forma e isso deve ser sempre levado em consideração. Exceto alguns casos médicos, o chá de hibisco faz muito bem para a saúde em geral, oferecendo grandes benefícios para sua qualidade de vida!
É correto tomar chá de hibisco em jejum?
O chá de hibisco possui o poder de melhorar todos os processos de digestão do corpo. Os seus compostos ativos possuem alta capacidade de realizar um efeito estimulante sobre o seu funcionamento do intestino. Dessa maneira, tornando mais fácil a passagem e eliminação das fezes.
Nesse caso, para aproveitar todo esse processo digestivo com a melhor qualidade possível, é indicado que você tome uma xícara do chá de hibisco quando estiver em jejum logo após acordar, no período da manhã. Assim, o seu corpo estará mais propício para comportar os efeitos desejados ao longo do dia.
Faz mal tomar chá de hibisco diariamente?
Os especialistas ainda não chegaram a um consenso quanto a ingestão diária do chá de hibisco. Diversos estudos estão sendo desenvolvidos para entender melhor a quantidade mais acertada para o seu consumo não prejudicar o corpo humano.
Até o momento, a recomendação varia de 200 ml diários até 4 xícaras de chá, cuidando para tomar o chá de hibisco cerca de 30 minutos antes de duas refeições principais. Consumir esse tipo de bebida todos os dias não é um problema, mas sim, a quantidade diária que requer atenção! Procure não sair muito dessa média que citamos anteriormente.
Essas informações foram úteis para você? Esperamos ter solucionado as suas dúvidas e te ajudar a entender para que serve o chá de hibisco. Confira também no nosso blog um conteúdo completo sobre os benefícios do açaí para a saúde – acreditamos que pode te interessar.
Até a próxima!