o que deseja ler hoje?
Amendoim: seu grande aliado para a vida
Fazer dieta pode ser uma coisa complicada, mesmo quando estamos firmes no propósito de perder peso. Afinal, são tantas as restrições, gulas e até aquela boca nervosa que bate com vontade de ficar mastigando.
Isso sem falar no pré e pós treino, quando a alimentação deve potencializar os resultados, dando mais energia e colaborando para o crescimento dos músculos. Mas o que muita gente nem tem ideia é que, no meio dessa verdadeira batalha pelo corpo perfeito, uma pequena e deliciosa semente é um grande aliado: o amendoim.
Gostoso, extremamente benéfico para a saúde e ótima opção para a musculação vegana, veja como usar essa oleaginosa para emagrecer e conseguir resultados ainda melhores na musculação.
Conheça os benefícios do amendoim para a saúde
Antes de mais nada, é preciso compreender porque o amendoim faz tão bem para a saúde. Para começar, ele é um dos melhores alimentos protéicos, já que 25% da sua composição são proteínas, sendo um verdadeiro alimento estratégico para uma alimentação saudável em adultos e também crianças.
Por outro lado, a gordura presente no amendoim e que tanta gente acha que faz mal, age justamente ao contrário: ela é proveniente de ácidos graxos poli-insaturados e são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares em conjunto com outros nutrientes – como o resveratrol, encontrado em alta concentração no amendoim, assim como no vinho e na uva.
Para se ter ideia, o consumo regular de amendoim reduz entre 11% e 14% as taxas de colesterol e triglicérides no sangue e aumenta os níveis de magnésio, um mineral muito importante para o equilíbrio metabólico, mesmo de pessoas em que a o colesterol alto é determinado por falha genética. Além disso, uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e ainda supre o organismo com zinco, mineral vital para a formação e liberação de hormônios.
Amendoim: um dos melhores alimentos para a musculação
“Nossa, mas amendoim engorda!”, você pode estar pensando – e pensando errado. Na verdade ele é um dos melhores alimentos para musculação, tanto no pré quanto no pós treino. Além do alto valor nutritivo, a semente é um dos melhores alimentos protéicos e, portanto, uma excelente fonte de energia. De acordo com os nutricionistas, o ideal é combiná-lo com tapioca, frutas, batata doce e até pães integrais, como no caso da pasta de amendoim.
Segundo os especialistas, o amendoim deve ser consumido na quantidade de 30g antes dos treinos e 50g depois (quantidades diárias): ele mantém estáveis os níveis de glicose no sangue e ainda garante maior tempo de treino sem desgaste intenso.
Quando consumido no pós treino, o aporte protéico que ele fornece ajuda a recuperar as fibras musculares, colaborando para a formação da massa magra. E, como tudo na vida, se for consumido na medida recomendada ele não engorda e ainda dá sensação de saciedade, ajudando a perder peso.
Otimize o treino com muito mais sabor
Fora isso tudo, o amendoim ainda é uma excelente opção para a musculação vegana; previne o aparecimento de câimbras durante a musculação por ser rico em potássio; como também é rica em magnésio a semente ajuda a reduzir as dores após os exercícios físicos e ainda ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis; aumenta a resistência muscular devido a grande quantidade de Vitamina E, que é um poderoso antioxidante, evitando também que os radicais livres prejudiquem as membranas celulares durante o crescimento e recuperação muscular, reduzindo o risco de lesões.
A vantagem do amendoim é que você consegue tudo isso de uma forma saborosa, que pode ser usada de diversas maneiras. Além de puro, como snacks, uma das maneiras mais gostosas é a pasta de amendoim, um alimento completo que também está sendo cada vez utilizado na musculação vegana.
A única contra-indicação do amendoim é para quem é alérgico à semente, fora isso ele é recomendado para pessoas de todas as idades, inclusive crianças.
Atenção, entretanto, porque não é qualquer pasta de amendoim que vale, já que algumas são acrescidas de açúcar e óleos vegetais, enquanto o ideal é a versão integral do produto e que podem ser encontradas nas melhores lojas de suplementos.
Eu costumo passar no pão integral como pré treino ou as vezes junto com banana e aveia ou granola no lanche da tarde <3