o que deseja ler hoje?
6 dicas para não perder o foco no final do ano
Todo final de ano é a mesma coisa: uma tentação. Chega dezembro e o corpo já parece conhecer de longe que é hora de dar aquela parada, esfriar a cabeça e curtir a vida sem preocupação.
Ao redor, tudo colabora para a sensação de férias e preguiça – o calor, a galera chamando para a confraternização, praias e clubes cada vez mais cheios, ofertas de viagens imperdíveis, comidinhas gostosas que só aparecem nessa época do ano e que já começam a brotar na casa da parentada.
Como, no meio disso tudo, manter o foco nos treinos e na dieta? Será que é pedir demais para um ser humano ou pode ser mais fácil do que a gente quer acreditar? Bem, que é preciso força de vontade, não se iluda, mas nós separamos algumas dicas que vão ajudar bastante você a manter a disciplina. Bora tentar?
- Beba água em jejum
Você pode pensar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas o legal é que tem: de acordo com os nutricionistas, o ideal é beber dois copos de água em jejum e esperar pelo menos 30 minutos até ingerir algum alimento para que ela faça efeito no organismo.
Depois, durante o dia, o negócio é continuar bebendo até completar dois litros. Mas em jejum ela ajuda a dar o start no organismo, hidratando todos os órgãos e ajudando a acelerar o metabolismo.
Além de melhorar o funcionamento do cérebro, deixando você mais focado, dos rins, ajudando a eliminar toxinas, e do trato digestivo, facilitando a absorção dos nutrientes, a água também age como um lubrificante de articulações e músculos, protegendo-os e deixando-os mais preparados para o treino.
- Faça um programa alimentar – não dietas da moda
As dietas da moda prometem a perda rápida de peso porque são muito restritivas e, além de só poderem ser feitas por um curto espaço de tempo, deixam você morrendo de vontade de comer tudo o que vê pela frente.
O que não acontece com um plano alimentar bem estruturado, elaborado por nutricionistas e com a suplementação adequada. Como o principal foco é a reeducação alimentar, você vai poder comer uma variedade maior de alimentos e ficará saciado, sem tanto olho grande nas tentações de final de ano.
Além disso, os suplementos vão ajudar você e ter mais energia para os treinos e dar mais disposição para encarar o dia a dia.
- Coma, mas não devore
Ninguém merece passar 11 meses sofrendo na dieta para não poder aproveitar nada no décimo-segundo – ainda mais diante daquele pernil assado que cheira um quarteirão antes.
A dica, então, é manter a dieta até bem pertinho da festa e, lá, evitar a compulsão. Coma para matar a vontade, sem exagero e sem culpa. Em vez de pratão, pratinho, em vez de três repetecos, dois, e olhe lá. Pegue as partes mais magras dos pratos e evite o açúcar. Assim você mata a vontade, apazigua a gula e ainda deixa a família feliz.
- Não fique paranóico
Saiu um bocado da dieta, exagerou em alguma coisa? Calma, sem paranoia, afinal de contas é final do ano e você está em um período de exceção, não de regra. Procure manter a rotina de treinos, claro, mas se a farra foi um pouco exagerada, equilibre com atitudes saudáveis.
Bebeu álcool demais? Não esqueça dos 2 litros de água o dia seguinte, mas não exagere, porque água demais faz você perder também sais minerais. Exagerou na gordura? Evite o açúcar. Dê preferência às gostosuras assadas, deixe a fritura para depois, para depois, para depois – até esquecer delas.
- Coma salada antes do prato principal
Não avance direto no seu objeto de desejo, tenha disciplina e coma um bom prato de salada verde antes do prato principal, como entrada. Além de ter bastante nutrientes saudáveis, ela aumentará a sensação de saciedade ajudando você a comer menos.
Da mesma forma, a salada também vale para a sobremesa, mas dessa vez de frutas – mas resista ao leite condensado ou ao creme de leite.
- Faça as refeições sem pressa
Coma devagar, mastigue sem pressa, saboreando cada garfada, dando tempo para o cérebro a saciedade – de acordo com os cientistas, o cérebro leva cerca de 20 minutos para perceber que o estômago está cheio.
Por isso, quando você come muito rápido, além de ingerir muito mais calorias do que o necessário também acaba ficando com a sensação de peso na barriga, aumentando a sensação de desconforto.
Mas não esqueça que qualquer dieta deve ser acompanhada por um especialista. Por isso, o caminho mais seguro é sempre fazer um plano alimentar individualizado com um nutricionista que indicará também os melhores suplementos para o seu perfil e as suas necessidades nutricionais.